Raia Escalfada com Batata Doce {Poached Ray Fish with Sweet Potatoes}


Assim que escolhi a bata doce como ingrediente soube qual seria a primeira receita a ser feita. Desde que a vi no blog da Susana, que estava no topo da minha infindável lista de receitas “a fazer”. Este foi o momento perfeito para me deixar seduzir por uma das propostas do livro “Viagens pelas Receitas de Portugal” de Nelson Carvalheiro.
É uma receita onde a simplicidade de sabores se torna a perfeição, onde fica provado que é a frescura dos ingredientes escolhidos e a forma com que são confecionados que faz as grandes receitas. É no fazer simples que está o grande desafio, quando não há lugar a “malabarismos” para tornar uma refeição deliciosa.
Por outro lado, tenho de ser absolutamente sincera e dizer que não foi uma receita que agradou a todos cá em casa. Os miúdos tiveram alguma dificuldade em se deixarem deslumbrar como os mais crescidos, mas acho que é perfeitamente natural quando se prova os dois ingredientes base da receita pela primeira vez de uma forma tão “despida”.  O mais novo nunca tinha sequer provado raia, e ambos nunca tinham comido batata doce apresentada desta forma.

Em suma, foi uma receita que me surpreendeu pela positiva e que me entusiasmou pela simplicidade e riqueza de sabor.




Ingredientes (2-3 pessoas):
600 gr de Lombos de Raia (eu usei asas)
2 Batatas Doces
400ml de Caldo de Peixe
5 dentes de Alho
1 molho de Coentros
Azeite
Sal
Pimenta

Preparação:
Lavar bem a raia e deixar em sal durante 2 horas. (segui o conselho da Susana  e deixei menos tempo, 30-45 minutos, e antes de cozinhar retirei bem o sal)
Colocar o azeite e os alhos esmagados num tacho e alourar durante cerca de 2 minutos até o alho começar a libertar sabor. Inserir a raia e metade do caldo. Temperar com pimenta e verificar se precisa de sal. Escalfar a raia em lume brando durante 15-20 minutos. Ir adicionando mais caldo sempre que estiver reduzido.
Enquanto a raia escalfa preparar a batata. Aquecer o forno a 190ºC. Embrulhar a batata doce em papel de chumbo (mantendo a pele) e assar até estarem moles quando se introduz a faca. Retirar do forno, retirar a pele e cortar em palitos grandes (eu cortei em fatias).
Quando a raia estiver pronta retirar a pele, adicionar os coentros grosseiramente partidos e servir de imediato com a batata doce.


Nota: pode ser servido mais sequinha ou com mais molho do escalfado. Fica ao critério.


Tags:

Share:

6 comments

  1. A batata doce fica bem em tudo e com tudo, é impressionante! Eu sei que gostos (por vezes) não se discutem, mas não consigo compreender como é que há pessoas que não gostam de batata doce! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) eu também gosto muito, e é sem dúvida um ingrediente muito versátil.
      Beijoquinhas grandes
      Marta

      Eliminar
  2. Adoro batata doce, comecei a comer ainda pequena em Angola , faziamos uma fogueira e colocavamos as batatas no meio das brasas, ficavam tão boas.
    Gostei da sugestão com a raia.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu descobri a batata doce à relativamente pouco tempo, mas passei a gostar muito.
      Esta é uma sugestão simples e plena de sabor. Uma receita perfeita em todos os sentidos.
      Beijinhos
      Marta

      Eliminar
  3. Gostei! Gostei Martinha :)
    Nunca comi raia escaldada e agora, ao ver o teu prato, fiquei com imensa vontade de experimentar. Quanto à batata doce sou uma fã incondicional!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Esta receita tem tanto de simples como de deliciosa. Cinco estrelas mesmo.
      Espero que faças e que gostes 🙂
      Beijinhos

      Eliminar