Sopa de Milho {Corn Chowder}


Aqui há dias em conversa com um amigo, que vai seguindo as minhas aventuras culinárias, acabei por constatar que o meu blog de momento está muito mais dedicado aos doces do que às receitas salgadas. Houve efetivamente uma alteração de publicações, e essa constatação deixou-me um pouco pensativa. Continuo a cozinhar todos os dias, embora cada vez com menos empenho, engenho e arte, principalmente durante a semana e isso deve-se a meu ver principalmente porque chego cada vez mais tarde a casa e mais cansada, o que me leva a não ter grande vontade de cozinhar. Como só me dedico às receitas para o blog no fim de semana, tendencialmente tenho dedicado mais tempo aos doces, realmente…. E depois tenho de confessar que cada vez me dá mais gozo fazer bolinhos, bolachas e afins.
Mas, e numa tentativa de contrariar essa tendência, hoje trago uma receita que há muito queria experimentar: os famosos chowders. Para tal foi preciso sair claramente da minha zona de conforto. E muito. Sou adepta das nossas sopas bem tradicionais com feijão ou grão, couve e afins. Também gosto de uns cremes mais leves de feijão verde ou agrião, mas só para desenjoar das sopas mais fortes 😊  assim foi num acto de pura loucura que me lancei a fazer o meu primeiro chowder. E a provar. Sim porque também nunca tinha provado – o que me leva a não ter um ponto de referencia ou de comparação.  Se gostei? Sim. Se amei? Não.  Mas será sem dúvida uma receita a repetir com outros ingredientes.  Para esta primeira experiência recorri a uma receita de um mestre, o chef Jamie Oliver, numa versão dedicada ao nosso ingrediente do mês: o milho.
Aqui fica então!




Ingredientes:
1 talo de Aipo
1 Cebola média
Azeite
½ c. chá de Tomilho Seco
1 c. sopa de Farinha de Trigo
840ml de Leite Meio Gordo
1 Batata média, descascada e cortada em pequenos cubos
3 Cebolinhas
175g de Milho cozido
¼ xícara de Cebolinha fresca, picada ou Salsa

Preparação:
Puxe as folhas do talo de aipo e reserve-as. Pique o aipo e a cebola. Aqueça o azeite numa panela média em lume moderado. Adicione o aipo (não as folhas), a cebola e o tomilho. Mexa até que os vegetais comecem a dourar.
Polvilhe os vegetais com a farinha e mexa por mais alguns minutos. Adicione o leite, a batata e leve a ferver, mexendo frequentemente, de modo que a sopa não agarre à panela. Cozinhe até que as batatas estejam macias, o que deverá demorar cerca de 10 minutos.

Enquanto isso, corte as folhas de aipo, corte as extremidades das cebolinhas e corte-as finamente. Quando as batatas estiverem macias (mas não desfeitas), adicione o milho, as cebolinhas e as folhas de aipo. Deixe levantar fervura de novo e depois sirva.


Tags:

Share:

4 comments

  1. Já comi chowders - clam chowder é o meu preferido - mas feitos com natas. É coisa de q gosto mto, apesar de n encarar estes pratos como sopas, p mim são tipo... prato principal! Nunca abriria uma refeição com um chowder, tal como nunca o faria com um ramen lol, para mim são pratos q n necessitam de mais nada. Este está bem bonito!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. No blog anterior tenho uma receita de chowder de salmão que adorei! Mas concordo com a Ruth, para mim é um prato pricipal. Para sopa, as nossas são infinitamente melhores :)
    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  3. Eu sou como tu, gosto imenso de sopas típicas. Eu nunca provei sopa de milho, por isso não tenho opinião formada. Mas as fotografias estão muito bonitas. beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Marta este mês estou atrasadíssima, só hoje é que consegui ler este post. Já tinha visto as fotos as quais o teu chowder(que não sei o que é e já me irei informar sobre o seu verdadeiro significado) está muito apelativo. Tenho uma receita de milho que tb é salgada q fiz de proposito para a tua mesa mas com o meu atraso ainda não fiz o post. Conto esta semana fazer, até porque gostava de pesquisar mais outra mas não prometo. Beijinhos e calma com o pé no acelarador!
    Ana http://acozinhadaanikasblog.wordpress.com

    ResponderEliminar