Bolo de Pera & Noz [Pear & Walnut Cake]


Quem me vai seguindo sabe que sou consumidora do cabaz da PROVE, já o disse aqui e aqui. A PROVE é um projeto que me satisfaz plenamente, e que me permite a segurança de semanalmente consumir produtos biológicos e com a garantia de terem sido produzidos com técnicas amigas do ambiente, respeitando as boas práticas agrícolas.
Os dois rostos que dão corpo e alma todas as semanas a este projeto, são pessoas pelas quais, já disse anteriormente e reforço, tenho um carinho especial. A Rute e o Sr. Pedro são pessoas apaixonadas pelo que fazem e isso vê-se na forma como acolhem os consumidores todas as semanas.
O Sr. Pedro, particularmente, tem sido incansável e uma ajuda enorme na rubrica do blog, não só a dar-me mensalmente uma lista de possíveis escolhas como também no fornecimento de produtos extra cabaz para poder realizar as receitas.
Foi precisamente ele, que quando soube que no mês de setembro a escolha tinha recaído sobre as peras, me trouxe uma caixinha cheia de umas peras enormes e deliciosas, de uma árvore especial que tem no seu terreno. E não querendo receber valor nenhum por aquelas peras, ficou logo decidido que o “pagamento”, embora estes gestos não se paguem, seria um bolinho de pera..
E assim foi! O bolinho que trago hoje, foi uma forma de retribuir a generosidade do Sr. Pedro, e traz uma história na lista de ingredientes, e isso para mim, além do sabor, será sempre o melhor das receitas que fazemos ou comemos: as memórias.
Um bolo ligeiramente húmido, muito fofinho, e com a mais valia da fruta e dos frutos secos, uma combinação perfeita. Espero que tenham gostado ;)

Um bem-haja.




Ingredientes:
Receita adaptada de TARTELETTE
2 Ovos grandes, à temperatura ambiente
100g de Açúcar Amarelo, peneirado
180ml de Azeite, de muito boa qualidade
250g de Iogurte Natural
1 Limão, Raspas e Sumo
280g de Farinha de Trigo, sem fermento,peneirada
2 c. chá de Fermento Químico em Pó
1 pitada de Sal
2 Peras médias, descascadas e sem caroços, cortadas às fatias
1/3 chávena de Nozes, grosseiramente picadas



Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte e polvilhe de farinha uma forma de 22cm. Reserve.
Numa tigela grande, coloque os ovos e o açúcar, e bata por cerca de 2 minutos. Adicione o azeite, o iogurte, a raspa e o sumo de limão , e misture novamente até obter uma mistura homogénea. Junte a farinha, o fermento e o sal e envolva até obter uma massa lisa.
Despeje a massa na forma. Distribua as fatias de pera por cima e polvilhe com as nozes.
Leve ao forno a cozer por cerca de 40-45 minutos ou até que um palito inserido no meio do bolo saia limpo.

Retire do forno e deixe amornar dentro da forma. Depois desenforme e deixe arrefecer por completo em cima de uma rede.


Tags:

Share:

14 comments

  1. Ai, gostaram de certeza, disso não tenho dúvidas! O bolo está lindo e certamente é muito saboroso! Olha que o Sr. Pedro saiu a ganhar! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo bom... sabe a bolinho da avó.. percebes o que quero dizer?...
      :)
      espero mesmo que ele tenha gostado, de coração.
      Beijocas

      Eliminar
  2. Já várias vezes pensei em comprar esse género de cabazes mas como vivo sozinha não consigo dar à conta. Mas será algo que irei fazer quando aqui em casa não for só eu.
    Quanto ao bolo adoro este tipo de receitas, vou guardar para um dia fazer. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou muito satisfeita Inês, e no meu caso como somos 4 até já tenho pensado é aumentar o tamanho do cabaz.
      Se um dia tiveres possibilidades, aconselho vivamente. Sei que até já existe este tipo de iniciativas mas com pescado, e tenho pena que esse género ainda não tenha chegado aqui, mas quem sabe um dia.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Humm... Que bem que me sabia agora uma fatia.... ;)
    Maravilhoso!!!!
    Beijinho!!

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai é tão bom este bolo Tânia. O que mais me agrada nele é o fofinho que fica... delicioso mesmo!
      Beijocas

      Eliminar
  4. Cheira-me que o Sr. Pedro ficou muito contente com o pagamento! Ficou um bolo lindo!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. São estas pequenas coisas, estes pequenos gestos que a mim me fazem ter esperança e alguma fé na bondade humana, no fazer por fazer sem estar á espera da retribuição alheia, sem ser a pensar no que se vai cobrar - seja em que sentido for, seja em que "valores" for, essa cobrança - a seguir. Infelizmente não cresci com essa realidade, e tudo tinha um preço, ás vezes alto demais, mesmo, por isso a minha mente sempre me deixou de pé atrás com pequenos gestos desinteressados, pois na minha vida não havia lugar a eles, se algo me era dado, entregue, posto na mão, dias mais tarde havia á cobrança, lá estava o preço. Deixei de aceitar ajudas alheias e tudo, com medo do preço a pagar depois lol, mas de repente dei por mim a ver coisas deste género a acontecerem á minha volta, não comigo mas á minha frente, e comovem-me sempre, estes gestos desinteressados, este dar só por dar, pelo prazer de partilhar. É coisa de que gosto muito, de partilhar, e se não fui habituada a ter quem comigo partilhasse, sempre fui pessoa de dar tudo, de partilhar o que tinha e o que não tinha. Por isso é que tb já partilhava uma fatia aí desse bolod LIN-DOOO! E olha que eu por norma nem sequer gosto de bolos de pêra, mas o aspecto deste menino pôs-me a salivar!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente posso dizer que conheço umas quantas pessoas como o Sr. Pedro, que é uma jóia de pessoa, mas cada vez mais é difícil encontrar pessoas que tenham atitudes ou gestos desinteressados... sinais dos tempos talvez.
      Olha e eu também partilhava uma fatia contigo :) ou duas até, e garanto-te que seria sem segundas intenções, nem te cobraria nada... bem se calhar cobrava-te um chá.. lol

      Beijocas minha linda

      Eliminar
  6. Que gesto tão bonito, o do Sr. Pedro! O bolo foi uma retribuição fantástica, ficou lindo e muito apetitoso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sr. Pedro é uma pessoa muito especial... sem dúvida.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá Martinha!
    Este teu bolinho piscou-me o olho assim que o vi.
    Tinha de o experimental e como tal já está no forno, vai ser o bolinho deste fim de semana.
    Depois digo como correu.
    Beijinho grande e continuação de bom domingo.

    Paula G.

    ResponderEliminar