Soufflé de atum

Facto: Sou teimosa.
Dado: Soufflés são o meu calcanhar de Aquiles.


Vai daí que sempre que posso faço Soufflés. Já aqui tinha referido que não tenho sorte com receitas de soufflés, mas que por sorte (ou azar) são um dos pratos que aprecio bastante.


O resultado desta vez foi francamente mais satisfatório, por isso acho que vou no bom caminho!


Esta receita é muito boa (se bem que o Soufflé de pampo continua no meu top), e só tenho um pequeno reparo a fazer: talvez não colocar toda a quantidade de batata palha, isto porque, na minha opinião, ficou um bocadinho "maçudo", e eu gosto deles um pouco mais leves e fofos. Mas é muito saboroso!




Ingredientes (6 pessoas):
8 ovos
50g de margarina
1 cebola grande
3 dentes de alho
100g de farinha
800ml de leite
3 latas de atum
150g de batata palha
salsa q.b.
pão ralado para polvilhar

Preparação:
Coza dois dos ovos e depois coloque-os em água fria para arrefecerem. Leve ao lume um tacho com a margarina, deixe derreter, junte a cebola e os dentes de alho picados e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até a cebola estar translúcida.
Polvilhe depois com a farinha mexendo sempre. Adicione o leite em fio e mexa bem com uma colher de pau ou de preferência com uma vara de arames, e deixe engrossar.
Retire do lume, junte o atum escorrido e desfiado, os dois ovos cozidos picados, as 6 gemas e a batata palha e mexa muito bem. Rectifique os temperos, polvilhe com a salsa picada e deixe arrefecer um pouco.
Bata as 6 claras em castelo bem firme e envolva-as delicadamente na mistura de atum.
Deite num pirex, previamente untada com um pouco de margarina, e polvilhe de pão ralado.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 40 minutos.
Ao fim deste tempo, retire do forno e sirva de imediato.

Fonte: Revista TeleCulinária Gold n.º 70

Tags:

Share:

6 comments

  1. q delícia!!!

    adoro! e fazer suflês eu adoro!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Pois ... sabes eu nunca fiz nenhum com receio do fracaço =) O teu está com um aspecto tentador e bem delicioso. Tenho de deixar o "medo" para trás e aventurar-me no maravilhoso mundo dos soufflés ...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu também numca fiz com medo de sair mal, mas este teu me parece lindo e fantàstico deve ter ficado uma dleicia, gostei

    ResponderEliminar
  4. Eu nem me atrevo a fazer pois sei que vai ficar esborrachado!!Mas o teu está lindo....

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  5. Isadora Obrigado! Eu gosto de fazer mas gosto ainda mais de comer!! :)
    Beijinhos

    Queridas Catarina e Beth, eu fico sempre muito ansiosa quando vou fazer os soufflés (secalhar por isso é que também nunca saem bem...), mas como gosto imenso, ando sempre a ver se é desta que sai no ponto!...este esteve quase, quase.
    Esta receita em particular, ajuda muito a quem não tem muita sorte nos soufflés (como eu), porque como fica um preparado grosso não abate tão facilmente como os que são mais fofos.
    Experimentem esta receita, penso que esta será uma boa receita para começar. Beijinhos enormes

    Arguinhas estava delicioso! Beijocas

    Vânia, eu acho que o meu 1º também foi o que me saiu melhor! ;) Beijinhos

    Ana Rita, experimenta esta receita! Vais ver que vais gostar: de fazer e comer!! Beijinhos

    ResponderEliminar